Conheça os principais estilos do vestuário feminino
Amal ou Cardi B: Quem vestiu melhor? As duas! Rs
Sim, porque estilo é isso: é você pegar uma peça de roupa, ou um sapato, ou uma bolsa, e deixar a sua cara.
Antes de mais nada, vale lembrar que Moda e Estilo são coisas diferentes e já foram definidos de diversas formas, por diversas personalidades da indústria. Mas, acho que uma das definições que mais gosto é:
Moda diz: "Eu também".
Estilo diz: "Somente eu".
Muito do que a gente gosta e não gosta se reflete nas nossas escolhas como consumidoras, ou seja, no que a gente compra ou não; no que a gente veste ou não. E, assim, vamos formando a nossa identidade visual de moda, com nosso estilo e fazendo do vestuário uma forma de expressão.
Com base nessas preferências, traços de personalidade e de comportamento, surgiu a teoria dos sete estilos universais e que definiu essas principais características de cada um. Hoje são muito difundidos entre as consultoras de moda e de imagem e servem como ponto de partida para orientar a cliente. E muitas de nós temos pelo menos três estilos como referências na nossa maneira de vestir, mas tem sempre um predominante. Os nomes podem variar, mas a essência é a mesma.
São eles:
estilo clássico ou tradicional
O estilo tradicional é o típico "look de escritório", conhecido pelas peças clássicas e formais, como tailleurs e ternos e sem muitos detalhes. No máximo um colar de pérolas. Mulheres adeptas desse estilo geralmente gostam de cores sóbrias, como preto, marinho, branco e bege. Uma dica para não ficar com a aparência careta e sem graça, é adiconar pontos de cor, como um par de sapatos azul ou uma caça de alfaiataria rosa.
ESTILO ESPORTIVO
Também conhecido como Básico, Natural ou Casual Chic. Pense na Gisele Bündchen. Rs Formas simples, às vezes com linhas geométricas meio futuristas; ora com tecidos tecnológicos; ora com tecidos naturais; cores neutras (na maioria das vezes); jeans; camisetas; tênis... Enfim. Conforto é a palavra chave. O cuidado aqui é para que não fique com ar desleixado.
estilo criativo ou étnico
Como o nome diz, é um estilo que abusa da criatividade para misturar diferentes estilos, cores, formas e estampas. O toque étnico, hippie, meio boho chic, também é característico.
estilo dramático
Esse, talvez, seja o mais exótico e divertido de todos. As italianas Anna Dello Russo e Giovanna Battaglia Engelbert, e a norte-americana Iris Apfel, são algumas das maiores representantes desse gênero. Sempre com tudo junto e misturado, com formas acentuadas, extravagantes e muito coloridas!
estilo sexy
Nem preciso explicar muito, né? Quem gosta desse estilo, gosta de pele à mostra com decotes, fendas, transparências e peças justas, que destacam a silhueta, além de muito animal print, brilho, acessórios grandes e batom vermelho. Mas, ao mesmo tempo, é um estilo que, se não for equilibrado, pode ficar vulgar.
estilo romântico
O estilo romântico é caracterizado por peças bem femininas, porém sem ser infantis, como Emma Stone mostrou com o look preto+florais. Cores claras; babados; rendas; laços; tecidos esvoaçantes como tule; maquiagem suave; acessórios delicados são algumas das particularidades desse estilo.
estilo elegante ou contemporâneo
Por fim, mas, não menos importante, esse estilo também tem referências de outros estilos, como o Romântico e o Clássico. Mas, como é possível observar, são peças com modelagens que tem mais informação de Moda, digamos assim. Seguem algumas tendências, mas são discretas ao mesmo tempo. É, também, questão de postura e atitude. Amal Clooney, Michelle Obama, Meghan Markle, Angelina Jolie, entre outras personalidades da realeza europeia, por exemplo, seguem esse estilo mais refinado.
Comments