top of page

Saia midi não é sinônimo de santidade

Recentemente fui pesquisar imagens de roupas modestas para ilustras meus posts no Instagram e me deparei com um padrão: a saia midi (às vezes vestidos). E só!

Mulher cristã só veste saia e vestido mídi? - eu pensei!


Como se vestir somente com saias fosse um “carimbo de santidade” ou um uniforme de piedade. E sabemos que não é bem assim. A aparência vem depois de uma conversão genuína, como expressão exterior dessa nova vida. E não antes, para parecer algo.


Mulher de vestido com estampas de bolinhas
arquivo pessoal

A saia mídi é uma peça que atravessa décadas. Já foi símbolo de feminilidade nos anos 1940, de conservadorismo nos anos 1950, de contracultura nos anos 1970… e hoje aparece em passarelas como Prada, Dior, Chanel e nas ruas das grandes cidades. Ou seja: culturalmente, a saia mídi nunca pertenceu apenas a um grupo específico. Ela é moda, estética, estilo. E, por isso, pode ser usada por qualquer mulher, cristã ou não, concorda? O problema é quando a gente transforma uma peça em marcador espiritual — e reduz a espiritualidade a aparência.



Paulo já nos alertava: “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa... mas o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16-17). A santidade não está em usar saia midi, blazer ou calça jeans. Está em viver para Cristo, refletindo a sabedoria e a modéstia em TODAS as áreas — inclusive na maneira de vestir.


menina apreciando a paisagem na beira do rio
arquivo wix

Na prática, isso significa que:

  • Você pode usar saia mídi, sim. Mas não porque “é a roupa da crente”. Use porque combina com seu estilo, comunica quem você é e faz sentido na sua rotina. Ou não.


  • Você pode usar calça, shorts ou bermuda, desde que estejam alinhados ao princípio de modéstia (sem ostentação e sem sensualização).


O que não pode é usar a roupa para se sentir “mais santa” ou para julgar a irmã que não se veste como você.


A saia mídi é só uma saia. Quem santifica a sua vida é Cristo, dia após dia.


Então, antes de escolher sua próxima peça, pergunte-se: isso me ajuda a expressar minha identidade em Cristo? Ou estou apenas seguindo um uniforme de piedade?

A nossa aparência não deve servir de máscara, nem hipocrisia. Pelo contrário, deve refletir a NOVA identidade de filha de Deus. Ela é consequência da nova vida.



Com carinho,

Uyara



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page