top of page

Dress code: o que é e como usar

Conheça os principais códigos de vestimenta e saiba o que usar de acordo com a ocasião

Black tie; Social ou Passeio Completo; Passeio e Esporte/Reprodução

Black tie, Passeio, Passeio Completo e Esporte são os principais termos quando falamos de dress code, ou seja, códigos de vestimenta. Esses códigos existem há bastante tempo e servem para indicar o grau de formalidade do evento e, assim, orientar qual tipo de traje usar e até para evitar constrangimentos. Mas, não é só para casamentos. Hoje em dia ainda há lugares que permitem ou não certos tipos de roupas, como órgãos públicos e alguns restaurantes.


De vez em quando alguém me pergunta o que pode ou não pode no ambiente de trabalho ou o que usar em casamentos e eu sempre digo que pode tudo (rsrs). Mas, na verdade, a questão é saber se convém ou não para o lugar e para a ocasião. Geralmente pergunto o horário e o local, pois essas informações são referências de formalidade caso não venha indicado o tipo de traje.


Logo, se você receber um convite de casamento ou da festa da empresa com algumas dessas palavrinhas, você não vai ficar mais perdida no espaço e sem saber o que vestir.


Pode parecer ir na contramão da corrente de "estilo sem regras" e quebra de padrões, mas acho válido expor esse assunto para conhecimento dos termos. Então, vamos a eles:



1. BLACK TIE; RIGOR; HABILLÉ OU TENUE DE SOIRÉE

Indica a necessidade de um traje muito sofisticado, luxuoso e elegante. Logo, muito formal, como casamentos à noite; festas de formaturas; bailes de gala. E, claro, premiações como o Oscar. É o momento que as celebridades aproveitam para usar os modelos exclusivos da Alta Costura.


O que usar:

Eles vão de smoking (calça, paletó, colete ou faixa, gravata borboleta, camisa branca e sapatos pretos). Os mais modernos apostam em texturas de veludos ou brocados. Mas, o smoking clássico não tem erro.


Elas: os vestidos longos são os preferidos, mas não são mais obrigatórios, assim como os saltos altos.

A atriz Emma Watson foi uma das que causaram no tapete vermelho do Globo de Ouro em 2014 com um look que misturava vestido e calça (!). No ano seguinte foi a vez de Emma Stone e, este ano, Julia Roberts aderiu à moda.

Logo, calças e vestidos na altura do tornozelo, por exemplo, são permitidos. Materiais nobres como cetim, seda, tafetá, brocados, renda, metalizados, bordados, pedrarias, entre outros fazem a diferença no visual. Maquiagem e penteados impecáveis, que podem ser com os cabelos soltos ou presos. Bolsas pequenas; joias ou bijuterias finas.


As personagens de Gossip Girl: Blair e Serena/Reprodução


Casamentos à noite, formaturas, bailes e eventos como o Oscar pedem looks mais sofisticados e formais/Reprodução

A atriz Emma Stone foi de calça no Globo de Ouro de 2015 e no Oscar em 2018./Reprodução

2. SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO

Traje sofisticado, mas menos formal que o black tie.


Onde: casamentos à noite ou no final da tarde; coquetéis ou jantares importantes; óperas.


O que usar: eles: terno (paletó, colete e calça) e gravata, de preferência em tons escuros.


Elas: os vestidos longos, midi ou curtos; tailleurs; terninhos ou macacões; também em tecidos elegantes. Cabelos e maquiagem bem feitas. Bolsas pequenas; joias ou bijuterias finas.

imagens reproduzidas da internet


3. PASSEIO OU TENUE DE VILLE

Popularmente chamado de "esporte fino", tem o grau de formalidade médio. Mas, rapazes, evitem os jeans em casamentos, por mais informais que pareçam, pois são ocasiões naturalmente especiais e não acontecem todo dia.


Onde: casamentos de manhã, na praia ou no campo; almoços e conferências à luz do dia; vernissages; igreja à noite; restaurantes; etc.


O que usar: eles: costumes (paletó e calça) em tons claros e médios são permitidos, com ou sem gravata; blazer e calças de sarja também com sapatos sociais.


Elas: vestidos; calças; batas túnicas; terninhos; saias; camisas. Tecidos como algodão, jérsei, tricô, veludo entre outros são permitidos.

imagens reproduzidas da internet


imagens reproduzidas da internet


4. ESPORTE

Casual, porém não desleixado. Logo, tênis e jeans estão liberados. É um tipo de traje despojado, mas elegante, que também pode ser usado no trabalho, se sua empresa não for muito formal, por exemplo.


Onde: almoços com amigos; churrascos; aniversários infantis; exposições; batizados; igreja de manhã ou à noite; restaurantes etc.


O que usar: eles podem ir de calça jeans ou bermudas de brim ou de sarja; camisas esportivas ou pólo. Calçados esportivos; mocassins; sapatênis.


Elas: vestidos; saias; blusas; jeans; bermudas; camisetas etc. Sandálias de salto baixo ou médio; anabelas; rasteirinhas; sapatilhas ou tênis. Bolsas grandes ou médias de tecido ou palha, por exemplo.


imagens reproduzidas da internet

imagens reproduzidas da internet

 

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page