Neon, claro ou pastel: os tons de rosa tomam conta das passarelas
O rosa é uma dessas cores polêmicas do tipo "ame ou odeie". Assim como o amarelo. Mas, como todas as cores, existem dezenas de variações de tonalidades, como a foto acima. Ou seja, existem versões quentes e frias; claras e escuras; suaves e intensas e, com certeza tem uma tonalidade de rosa que é perfeita para você.
Eu já tive fases na vida que não gostava de nada rosa, mas hoje é uma das minhas cores favoritas. Gosto da energia e da delicadeza que a cor transmite ao mesmo tempo, já que é o mistura de vermelho com branco.
Significados do rosa:
É a cor do amor romântico, tanto sexual, quanto emocional; do carinho e, também do juvenil.
Quanto mais claro, mais puro e inocente, devido à mistura do branco, que perde um pouco da conotação sensual.
É culturalmente associada ao feminino e, consequentemente, é a cor de marcas como Barbie, Avon, Victoria's Secret, além da campanha Outubro Rosa e personagens como a Penelope Charmosa.
Por causa dessa associação alguns homens ainda tem preconceito com a cor, mas diversas tonalidades apareceram como tendência para eles também nas semanas de moda masculina, como sinalizou a PROMOSTYL no Instagram.
Nas passarelas femininas o rosa se destacou com uma das grandes tendências para 2020, 2021 e, talvez, para 2022. São desde os tons mais pálidos e claros, quase brancos, até os mais vibrantes, que parecem estar ligados na tomada.
Grifes como Jacquemus, Fendi e Valentino investiram na cor em vestidos ora curtíssimos de mangas bufantes; ora longos esvoaçantes com babados, camadas e laços, românticos e ousados, além de macacões, e conjuntos de calças e shorts de alfaiataria e casacos texturizados, com uma mistura de referências dos anos 1970 e 1980.
Sei que as coleções foram apresentadas antes dos dias sombrios de pandemia, mas acredito que após essa fase difícil, estaremos ansiosos por cores que transmitam alegria e esperança de dias melhores. E o rosa é uma dessas apostas para a era pós-covid19.
Comentários