Saiba mais sobre contraste e como usá-lo a seu favor no seu visual
Em Janeiro do ano passado eu fiz um enquete no Instagram (@uyarices) sobre contrastee e o resultado, foi o seguinte: 57% disseram conhecer o que é e 43% disseram que não sabem o que é.
Para você que já sabe sobre o assunto, esse post será ótimo para você aprimorar seu visual. E, para você que não sabe o que é, acredito que trará muitos esclarecimentos, independentemente se você já realizou seu teste de cor ou não.
O contraste pessoal ou contraste natural nada mais é do que a diferença entre nossa cor de cabelo, cor dos olhos e cor da nossa pele. Esse intervalo pode ser alto, médio ou baixo. Às vezes, fica intermediário, pois somos um povo miscigenado e com belezas muito diferentes.
É algo que pode ser alterado com o tempo, como por exemplo, quando a gente nasce com cabelos mais claros ou loiros, e na fase adulta, ficam escuros; e mais tarde ficamos com cabelos grisalhos. Ou ainda pode ser alterado quando tingimos o cabelo ou fazemos mechas. Logo, passamos por várias fases de contraste ao longo da vida. Mas, as cores da nossa paleta não mudam.
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO E COMO VOCÊ PODE DESCOBRIR O SEU?
Durante a análise de Coloração Pessoal, avalio o contraste de duas formas: utilizando as bandeiras específicas de estampas e com uma foto em preto e branco.
E essa é a única etapa que você mesma pode fazer em casa, se olhando no espelho ou editando uma foto sua para escala de cinzas.
Bandeiras de contraste: médio, alto e baixo. Rayssa tem uma beleza de pele clara e cabelos escuros. Logo, a bandeira que mais valoriza o conjunto e repete a beleza dela é a imagem do meio, de contraste alto.
A segunda forma é mais simples e você pode fazer pelo seu celular, com uma foto sua em preto e branco, que é comparada com a bandeira de níveis de cinzas: assim, identificamos e avaliamos a diferença de intervalo entre as cores da pele, dos olhos e dos cabelos:
9 (mais alto) -3 (mais baixo) = 6 = médio/alto
E O QUE O CONTRASTE TEM A VER COM A COLORAÇÃO PESSOAL?
Tudo! rsrs
Recentemente, eu fiz um vídeo no Instagram (@uyara_teixeira) sobre o uso do batom de acordo sua cartela respeitando seu contraste natural, pois nem todos os batons da sua paleta vão te favorecer, sabia?
Numa mesma cartela podemos ter belezas diversas e de diferentes contrastes, como é o caso de um Outono Suave ou Outono Escuro. Por isso, é importante descobrir e entender o seu para você tirar proveito de todas as suas cores.
No meu caso, mesmo com contraste mais alto e de paleta escura, nem todos os batons escuros me valorizam, pois ao mesmo tempo pesa na minha beleza. E o contrário também pode acontecer: quando uso tons muito claros ou opacos, minha beleza pode ficar com aspecto pálido, sem vida. Então preciso encontrar um equilíbrio nesses tons de batons e maquiagens para ter minha aparência mais harmônica.
Além disso, o seu nível de contraste vai te guiar no uso de estampas e combinações de cores.
E em relação aos cabelos: tive meu contraste alterado quando fiz mechas de loiro. Mas, deixei a raiz natural aparente. Repare que compensei com um batom mais colorido, sobrancelhas mais marcadas e um vestido mais escuro.
Já na segunda foto, estou com meu cabelo na minha cor natural. Mesmo sem maquiagem, a paisagem fica com mais harmonia, concordam?
Não quer dizer que eu não possa clarear, mas tenho consciência de que vai alterar essa diferença e a imagem no meu rosto, que é o que chama mais atenção. Mas, posso equilibrar e compensar com maquiagens, acessórios e as roupas, de preferência na parte de cima.
COMO USAR O CONTRASTE A SEU FAVOR?
Lembrando que o princípio da Coloração Pessoal é buscar harmonia e repetição. Respeitar e continuar o nosso contraste natural no nosso visual, com uso de roupas, acessórios, maquiagens, cores e estampas é fundamental para alcançarmos essa imagem.
Veja alguns exemplos:
A dupla preto e branco é a combinação de maior contraste (na moda ou até da decoração). Uma cor se sobressai à outra claramente e, por isso também, que não favorece todas as mulheres.
Comments