top of page

O que é contraste pessoal?

Saiba mais sobre contraste e como usá-lo a seu favor no seu visual


Em Janeiro do ano passado eu fiz um enquete no Instagram (@uyarices) sobre contrastee e o resultado, foi o seguinte: 57% disseram conhecer o que é e 43% disseram que não sabem o que é.


Para você que já sabe sobre o assunto, esse post será ótimo para você aprimorar seu visual. E, para você que não sabe o que é, acredito que trará muitos esclarecimentos, independentemente se você já realizou seu teste de cor ou não.


Resultado da enquete no meu perfil no Instagram (@uyarices) em Janeiro/2021

O contraste pessoal ou contraste natural nada mais é do que a diferença entre nossa cor de cabelo, cor dos olhos e cor da nossa pele. Esse intervalo pode ser alto, médio ou baixo. Às vezes, fica intermediário, pois somos um povo miscigenado e com belezas muito diferentes.


É algo que pode ser alterado com o tempo, como por exemplo, quando a gente nasce com cabelos mais claros ou loiros, e na fase adulta, ficam escuros; e mais tarde ficamos com cabelos grisalhos. Ou ainda pode ser alterado quando tingimos o cabelo ou fazemos mechas. Logo, passamos por várias fases de contraste ao longo da vida. Mas, as cores da nossa paleta não mudam.


Eu e minhas fases de contraste: 1. Médio/Alto (natural); 2. Com mechas loiras, contraste mais baixo; 3 e 4: contraste médio, com mechas loiras mais próximas ao meu tom e com um tom mais acobreado.


COMO É FEITA A AVALIAÇÃO E COMO VOCÊ PODE DESCOBRIR O SEU?

Durante a análise de Coloração Pessoal, avalio o contraste de duas formas: utilizando as bandeiras específicas de estampas e com uma foto em preto e branco.

E essa é a única etapa que você mesma pode fazer em casa, se olhando no espelho ou editando uma foto sua para escala de cinzas.

Bandeiras de contraste: médio, alto e baixo. Rayssa tem uma beleza de pele clara e cabelos escuros. Logo, a bandeira que mais valoriza o conjunto e repete a beleza dela é a imagem do meio, de contraste alto.




A segunda forma é mais simples e você pode fazer pelo seu celular, com uma foto sua em preto e branco, que é comparada com a bandeira de níveis de cinzas: assim, identificamos e avaliamos a diferença de intervalo entre as cores da pele, dos olhos e dos cabelos:


9 (mais alto) -3 (mais baixo) = 6 = médio/alto



E O QUE O CONTRASTE TEM A VER COM A COLORAÇÃO PESSOAL?

Tudo! rsrs

Recentemente, eu fiz um vídeo no Instagram (@uyara_teixeira) sobre o uso do batom de acordo sua cartela respeitando seu contraste natural, pois nem todos os batons da sua paleta vão te favorecer, sabia?

Numa mesma cartela podemos ter belezas diversas e de diferentes contrastes, como é o caso de um Outono Suave ou Outono Escuro. Por isso, é importante descobrir e entender o seu para você tirar proveito de todas as suas cores.




No meu caso, mesmo com contraste mais alto e de paleta escura, nem todos os batons escuros me valorizam, pois ao mesmo tempo pesa na minha beleza. E o contrário também pode acontecer: quando uso tons muito claros ou opacos, minha beleza pode ficar com aspecto pálido, sem vida. Então preciso encontrar um equilíbrio nesses tons de batons e maquiagens para ter minha aparência mais harmônica.


Mesma luz em todas as fotos.

Além disso, o seu nível de contraste vai te guiar no uso de estampas e combinações de cores.


O look mais claro, da esquerda, tem contraste baixo claro, o que também pode me "apagar'. Já o contraste da direita é alto, mesmo não contendo branco na minha paleta. Já melhora um pouco, né?


E em relação aos cabelos: tive meu contraste alterado quando fiz mechas de loiro. Mas, deixei a raiz natural aparente. Repare que compensei com um batom mais colorido, sobrancelhas mais marcadas e um vestido mais escuro.


Já na segunda foto, estou com meu cabelo na minha cor natural. Mesmo sem maquiagem, a paisagem fica com mais harmonia, concordam?


Não quer dizer que eu não possa clarear, mas tenho consciência de que vai alterar essa diferença e a imagem no meu rosto, que é o que chama mais atenção. Mas, posso equilibrar e compensar com maquiagens, acessórios e as roupas, de preferência na parte de cima.



COMO USAR O CONTRASTE A SEU FAVOR?

Lembrando que o princípio da Coloração Pessoal é buscar harmonia e repetição. Respeitar e continuar o nosso contraste natural no nosso visual, com uso de roupas, acessórios, maquiagens, cores e estampas é fundamental para alcançarmos essa imagem.

Veja alguns exemplos:


Camisas de listras & contrastes: como escolher a ideal pra você./Reprodução

Reprodução


Baixo contraste em tons claros com elegância, atitude e credibilidade.




Baixo contraste escuro: combinações modernas e misteriosas.



Reprodução

Reprodução


Vestidos com estampas de médio contraste: equilíbrio e sofisticação na medida.




A dupla preto e branco é a combinação de maior contraste (na moda ou até da decoração). Uma cor se sobressai à outra claramente e, por isso também, que não favorece todas as mulheres.








 

471 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page