top of page

A Cor do Ano 2022

Pela primeira vez na história, a Pantone criou uma cor do ano.

Reprodução/Pantone®

A Pantone anunciou sua Cor para 2022 mas, dessa vez não veio dos relatórios de cores e tendências das semanas de moda nem de Nova York nem de Londres.

Pela primeira vez na história da Pantone Color Of The Year, o tom escolhido foi também um tom especialmente criado para o momento:


“A criação de uma nova cor pela primeira vez na história de nosso programa educacional de cores PANTONE Color of the Year reflete a inovação e transformação globais que estão ocorrendo. Enquanto a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma crítica de comunicação e uma forma de expressar e afetar ideias e emoções e se envolver e se conectar, a complexidade deste novo tom de azul com infusão de violeta vermelho destaca as possibilidades expansivas que estão diante de nós ”. - Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.

A mistura do azul com o vermelho resultou nesse tom considerado neutro por ser equilibrado na intensidade, na temperatura e na profundidade. Ou seja, é intermediário entre vivo e pastel; quente e frio; e entre claro e escuro.


Em anos anteriores, haviam tons da mesma família, como o Dusted Peri, o Violet Morning, e o Ultra Violet, eleita a cor de 2018!

Aqui mesmo no blog, você viu como naquele ano o lilás/lavanda despontou nas semanas de moda e hoje é realidade e grande tendência. O mesmo aconteceu com o Classic Blue, cor de 2020, que também havia aparecido em 2015 (ano do Marsala).

Não é do nada. Não é palpite. É fruto de pesquisa e de estudo minucioso, como a própria Pantone explica:


O processo de seleção da Cor Pantone do Ano requer consideração cuidadosa e análise de tendências. Para chegar à seleção a cada ano, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute™ vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, moda, todas as áreas do design, destinos de viagens populares, bem como novos estilos de vida, estilos de diversão e condições socioeconômicas. As influências também podem advir de novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que afetam a cor, plataformas de mídia social relevantes e até eventos esportivos futuros que capturam a atenção mundial. Por 23 anos, a cor do ano da Pantone influenciou o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.





Será que está na minha paleta?

Para quem já fez a Análise de Coloração Pessoal, já vem logo a dúvida se ela é quente ou fria, se está na cartela e tal. rsrs

Mas, como eu mencionei anteriormente, não se preocupe, pois é uma tonalidade neutra, ou seja, vai bem com todo mundo! A dica para você que já fez seu teste de cor é continuar equilibrando e usando de acordo com o seu estilo pessoal e respeitando seu contraste natural.


Como usar o Very Peri?

Para facilitar sua vida na hora de aderir a Very Peri, a própria Pantone já apresentou alguns esquemas e algumas sugestões de combinações com a cor, seja com tons pastel, terrosos e naturais, mais vibrantes ou neutros.

Aproveite!


Harmonia Amusements: tons mais alegres e vibrantes./Reprodução Pantone


Harmonia Wellspring: tons naturais e sutis/Reprodução Pantone

Harmonia The Star of the Show: um ponto de cor à paleta neutra/Reprodução Pantone

Harmonia Balancing Act: combinações equilibradas e delicadas/Reprodução Pantone

 


14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page