top of page

6 orientações práticas para a hora das compras

Saiba o que avaliar antes, durante e depois de ir às compras



Na última quinta-feira eu compartilhei nos stories algumas das peças que escolhi nas minhas compras recentes e algumas dicas práticas que utilizo quando vou a alguma loja. Levei pra casa uma calça de tecido, modelo Wide Leg e dois vestidos com propostas parecidas: um verde (na foto parece mostarda) e um azul petróleo. Como eu tenho facilidade para trocar e devolver nas lojas, eu levei tudo para experimentar em casa e pensar melhor sobre as peças. Se você puder, faça isso também, porque a luz e o espelho da sua casa, com certeza são diferentes das lojas. Rsrs


Rapidamente, essas foram algumas das coisas que avaliei: cor, modelagem/comprimento e tecido. E, claro, se estavam dentro do meu estilo e do meu desejo de imagem atual, que é algo mais clássico + contemporâneo.


Como eu comentei, eu tenho buscado investir mais nas cores da minha paleta de Outono Escuro e sair um pouco da minha zona de conforto cinza. rs Então, a cor tem sido um fator importante pra mim na decisão de compra. E em modelagens diferentes como as calças Wide Legs. Além de mais amplas, são em tecidos leves, com mensagem mais sofisticada, com toque de formalidade e, claro, super confortáveis! (Quem contou quantas vezes eu repeti isso nos vídeos? ahahaha)


Eu tenho algumas peças na minha listinha de desejos/necessidades. Então antes de tudo: faça a sua listinha com os itens queridinhos do momento. Pode ser no Notes do celular ou até mesmo numa pasta de imagens e referências no Pinterest (se você ainda não tem uma conta lá, super recomendo!).


Ao mesmo tempo que quero um monte de coisas, não posso comprar tudo de uma vez, porque não tenho saldo bancário pra isso ainda. Então, tenho que priorizar e selecionar bem para não gastar dinheiro à toa com peça parada no meu acervo.

E, aquele óbvio que precisa ser dito, leve em conta o seu orçamento disponível atual. Se você pode comprar, ok. Se não, espere um pouco mais ou busque por alternativas mais em conta. Preço pode ser determinante, sim. Mas não é tudo. Dentro das suas possibilidades financeiras, avalie quantas vezes você pode usar aquele produto, se é de boa qualidade, atemporal e durável. Às vezes, vale o investimento.


Dito isso, vou compartilhar com vocês os seis conceitos principais que me ajudam na hora das minhas compras (em lojas físicas):



  1. Antes de ir às lojas, penso sempre no que eu estou pre-ci-san-do com base na minha wishlist. Isso me ajuda a focar nos itens que realmente preciso naquela temporada, seja uma bolsa, um tênis ou um casaco. Mesmo que nem sempre dê certo, confesso. Mas, organizar e planejar é fundamental, certo? E, geralmente, já tenho algo em mente quando saio em busca de algo, como por exemplo, uma bota de cano curto preta e outra caramelo ou marrom, de preferência sem salto ou com salto baixo. A minha botinha marrom se foi e estou em busca de uma substituta, porque é algo super versátil no meu guarda-roupa, ou seja, combina com quase tudo. A ideia aqui é de que quanto mais específica você for, mas objetiva você vai ser na sua procura e na sua aquisição.

Minha botinha coringa já era. Então preciso de outra pra substitui-la. A bolsa também já "cumpriu seu papel", mas já encontrei outra opção que tem a mesma função./arquivo pessoal

2. Cor tem sido um assunto decisivo pra mim atualmente, como eu mencionei antes. Isso me ajuda a não levar peças repetidas (alô, camiseta cinza!). É o que mais me chama atenção na arara, então, é praticamente o início de tudo. Por mais que não seja a cor exata da minha paleta, busco escolher pelo meu gosto mesmo. Sempre! E depois, vou avaliando ou outros aspectos.


3. Tecido, material, textura: avalie se o tecido tem forro, se amassa muito, se é confortável, leve, pesado, delicado, se brilha muito, se pinica, se puxa fio fácil... Enfim! Outra dica é: na área de provador da loja, saia da cabine e olhe no espelho maior, que fica no corredor ou até fora dos provadores, se possível, para conferir a luz e possíveis transparências indesejáveis.


4. Pense no que você já tem no armário e nas possíveis combinações com a nova peça a ser adquirida: vai render mais looks ou você só vai conseguir usar com tal sandália ou com tal calça? Quanto mais looks multiplicar, melhor e mais barata sua peça será.


5. Caimento e modelagem: confira no provador o comprimento e o alinhamento dos ombros. Veja se favorece seu corpo ou não; ou se chama atenção para algo que você não quer destacar. Faça testes como se fosse sentar ou levantar as mãos na igreja, por exemplo. Analise também se você precisa de alguma lingerie específica para usar e se seria fácil ou não de acha-la. E, também, se será necessário fazer algum ajuste e se é algo de fácil acesso pra você ou não.


6. Cuidados com a peça: eu costumo olhar as etiquetas de dentro das roupas para saber a composição e as recomendações de lavagem, secagem e cuidados de uso da peça. Se eu não puder colocar na máquina pra lavar ou se for lavagem à seco, eu não levo. Simples assim. Então, analise se vai funcionar pra você seguir aquele tratamento delicado com a peça que você quer.



CONCLUSÃO

No final, se você pode pagar, se você precisa, se você gostou, se é prática, funcional, versátil, caiu bem, é na cor que você quer e você realmente vai usar bastante, compre feliz e sem culpa.


Caso algum item da lista te deixe na dúvida, pense mais um pouco. Se puder trocar ou devolver depois, confirme as políticas da loja e, se quiser, leve pra casa e experimente mais. Aproveite e dê uma olhada no seu guarda-roupa e tente possíveis combinações. Se ainda assim, não deu certo, então a peça não vai ser útil pra você. E já pratique o desapego antes de se apegar. rs


  • Para as compras online, basicamente são os mesmos conselhos. A única diferença é que você vai experimentar depois. Nesse caso, saiba das políticas de troca, devolução e reembolso antes de concluir a compra. E então, avalie tudo no conforto da sua casa.


:)

 

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page